Praga: uma janela para o mundo

Poucas cidades no mundo são capazes de combinar a riqueza de sua história e a leveza da vida moderna tão bem quanto Praga. Chamada de “a mãe de todas as cidades”, Praga foi uma das poucas cidades poupada da destruição generalizada durante a Segunda Guerra Mundial e, como resultado disso, seu patrimônio arquitetônico abarca estruturas construídas ao longo de quase um milênio. Como centro político, cultural e econômico do país, a cidade se tornou uma das metrópoles mais visitadas de toda a Europa, um lugar incrível onde o passado e futuro convivem em perfeita harmonia.

Praga: uma janela para o mundo - Imagem 2 de 13Praga: uma janela para o mundo - Imagem 3 de 13Praga: uma janela para o mundo - Imagem 4 de 13Praga: uma janela para o mundo - Imagem 5 de 13Praga: uma janela para o mundo - Mais Imagens+ 8

Praga: uma janela para o mundo - Imagem 12 de 13
© BoysPlayNice

Como diz a lenda, Praga foi fundada ainda no século VIII pela princesa Libuše e seu marido Přemysl, o lavrador. Libuše, a primeira da dinastia Přemyslida, supostamente escalou o penhasco às margens do rio Moldava e profetizou o futuro: “Vejo aqui uma grande cidade cuja glória alcançará as estrelas”. E a história continua, ela então ordenou a construção de um castelo e o estabelecimento da cidade que ela chamou de “Praga”. Seja isso um fato ou apenas fruto da imaginação, Praga certamente se tornou uma das cidades mais lindas do mundo, um lugar que desperta a curiosidade e imaginação de todos.

Com uma base românica, um corpo gótico e cúpulas renascentistas, o ambiente construído de Praga reflete muitos estilos e tipos de construção diferentes. Ela cresceu rapidamente ao longo de sua vasta história e, no século XII, já era uma das principais cidades da Europa. Antiga capital do Reino da Boêmia, a cidade se expandiu durante a idade média, adquirindo recentemente o status de Patrimônio Mundial da UNESCO. Hoje, sua arquitetura nos conta uma história que abarca séculos, como se fossem capítulos de um livro de história da arquitetura. Os projetos que apresentaremos a seguir revelam como os arquitetos de hoje estão reinterpretando este passado no presente.

Pavilhão de Verão em Praga / Papundekl Architects

Praga: uma janela para o mundo - Imagem 2 de 13
© Alex Shoots Buildings

O novo pavilhão projetado pelos arquitetos PAPUNDEKL convida os visitantes ao Centro de Exposições de Praga, uma área que reabriu seus portões ao público. O pavilhão modular apresenta uma fachada adaptável composta de painéis de fibra de vidro translúcido, que podem ser modificados de acordo com diferentes usos ou mudanças nas condições climáticas e de iluminação.

Casa de Chá / A1 Architects

Praga: uma janela para o mundo - Imagem 4 de 13
© Ester Havlová

Esta diminuta casa de chá foi projetada pelo A1 Architects para reunir pessoas. De um lado, o edifício se abre para o jardim enquanto de outro, se encerra em si através de uma parede de barro. Os convidados são convidados a sentar no tapete, junto a uma lareira em aço preto. A cúpula interior é feita em papel, filtrando a luz do sol e proporcionando uma iluminação difusa quase cênica e muito aconchegante.

Centre for Contemporary Art DOX+ / Petr Hajek Architekti

Praga: uma janela para o mundo - Imagem 6 de 13
© Benedikt Markel

O complexo de edifícios DOX+ foi concebido como uma ampliação da estrutura existente do Centro de Arte Contemporânea da cidade de Praga. Acolhendo uma série de novas áreas expositivas e performáticas, o novo edifício projetado por Petr Hajek conta com uma série de espaços dedicados para dança, música, cinema além de uma escola de arquitetura. O conjunto chamado de DOX+ é composto por três edifícios: um bloco administrativo aonde se insere também a escola de arquitetura, um sala de espetáculos e uma sala de ensaio de dança.

Grebovka Pavilion / SGL Projekt

Praga: uma janela para o mundo - Imagem 8 de 13
© Filip Šlapal

O Pavilhão Grabovka, projetado pelo SGL Projekt na zona dos monumentos de Praga, é um edifício inspirado na história do lugar onde está inserido. O principal objetivo dos arquitetos foi recuperar um antigo pavilhão, trazendo-o de volta a vida. A ideia era utilizá-lo como espaço de relaxamento e lazer, incorporando novas instalações sanitárias para melhor atender os visitantes além de restaurar a autenticidade do antigo edifício.

Centro Comunitário Sedlčany / A8000

Praga: uma janela para o mundo - Imagem 3 de 13
© Ondřej Bouška

O Centro Comunitário Sedlčany está situado próximo do centro histórico de Sedlčany, na região da Bohemia Central, poucos quilômetros ao sul de Praga. A estrutura é composta por dois edifícios que estabelecem uma transição natural entre o centro histórico da cidade e as novas áreas de desenvolvimento urbano na região metropolitana da capital Tcheca.

Manifesto Market / CHYBIK + KRISTOF ASSOCIATED ARCHITECTS

Praga: uma janela para o mundo - Imagem 9 de 13
© Alex Shoots Buildings

Para a segunda localização, o proprietário e arquiteto paisagista Martin Barry escolheu regenerar um local anônimo em Praga, no coração do bairro de Smíchov. O Manifesto localiza-se numa área da cidade marcada por valiosos exemplos de arquitetura do século XX. Chybik+Kristof receberam o desafio de criar, através de unidades modulares, um espaço elegante que enquadrasse experiências culturais e gastronômicas.

Antiga Torre d'Água e Observatório em Praga / Petr Hájek ARCHITEKTI

Praga: uma janela para o mundo - Imagem 11 de 13
© Benedikt Markel

Embora o complexo do antigo reservatório de água de Letná passou por inúmeras reformas desde a sua inauguração na segunda metade do século XIX, apenas a torre da caixa d'água passou ilesa a tantas transformações. Nas últimas décadas porém, o complexo foi desativado e adaptado para acolher um centro social para jovens. A caixa d'água, agora com uma nova roupagem, segue desempenhando sua antiga função.

Revitalização da Orla de Praga / petrjanda/brainwork

Praga: uma janela para o mundo - Imagem 5 de 13
© BoysPlayNice

A vasta área revitalizada à beira rio em Praga se estende ao longo de quatro quilômetros e três pequenos diques: Rašín, Hořejší e Dvořák. A primeira fase, recentemente concluída, é o maior investimento da cidade em infra-estrutura pública após a revolução de 1989, e o primeiro projeto deste tipo a ser realizado na cidade. Nesta primeira etapa, os arquitetos do petrjanda/brainwork se concentraram na reconstrução de 20 abóbadas subterrâneas, antigamente utilizadas para armazenar gelo. Reconectando estes espaços ao domínio público, os arquitetos propuseram uma diversidade de usos voltados aos moradores que utilizam as áreas públicas às margens do rio.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Praga: uma janela para o mundo" [Prague: A Window to the World] 28 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948254/praga-uma-janela-para-o-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.